Rua Dr. Vasco de Campos

Por • 14 Ago , 2009 • Categoria: Pomares

Foi hoje , 14 de Agosto ,prestada homenagem ao Dr. Vasco de Campos com a atribuição do seu nome á rua que se inicia junto à ponte romana e segue até à bifurcação Corgas/Portelinha.

____________________________________________________________________

A praia fluvial está logo ali e como é normal nesta época, apresenta-se assim:

_____________________________________________________________________

Presidiu à cerimónia o sr. Eng. Ricardo Pereira Alves, Presidente da Câmara de Arganil.

Presidentes da Câmara de Arganil e da Freguesia de Pomares

Dr. Vasco Manuel de Campos Lencastre e Eng. António de Campos Lencastre

________________________________________________________________________________________________

Estiveram presentes, para além de outros nomes conhecidos na região  ligados à mesma actividade profissional, os filhos do homenageado,  Engenheiro António de Campos Lencastre, Dr. Vasco Manuel de Campos Lencastre e Dr. Manuel Lencastre de Campos.

________________________________________________________________________________________________

Descerraram a pedra com a inscrição do nome da rua o Eng. António de Campos Lencastre e o neto do homenageado, filho do Dr. Manuel Lencastre de Campos.

________________________________________________________________________________________________

Discurso do Sr. Amândio Diniz, Presidente da Junta de Freguesia de Pomares


Exmo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Arganil

Minhas senhoras e meus senhores

Como Presidente da Freguesia de Pomares, não podia deixar de dizer duas palavras, nesta homenagem ao nosso grande amigo Sr. Dr. Vasco de Campos, proposta apresentada pela Sociedade de Melhoramentos e aprovada por unanimidade em Assembleia de Freguesia.

Os Pomarenses mais velhos não esquecem os favores que ficaram a dever-lhe e se alguém esqueceu, lembremo-lo.Os mais novos não o conheceram, a não ser de nome. Para todos , estas breves palavras.

A Sociedade de Melhoramentos, sempre a pensar na melhoria das condições de vida dos habitantes de Pomares, resolveu em 1948 criar um Posto médico a instalar na subsede em Pomares, para o que adquiriu o respectivo material. No entanto, por motivos vários só em 1957 foi possível pô-lo em funcionamento. O Sr. Dr. Vasco de Campos residia nesse tempo em Avô e aí tinha o seu consultório. Quase  todas as pessoas de Pomares e da Freguesia eram suas clientes e iam ao seu consultório,  quando necessitavam. Pois bem:- a convite da Sociedade de Melhoramentos, o Sr. dr. Vasco de Campos passou a dar consulta em Pomares, uma vez por semana, consulta essa gratuita para os sócios da Colectividade.E foi assim durante longos anos. Atendia em Pomares onde se deslocava propositadamente sem cobrar honorários aos seus clientes; os clientes que normalmente iam ao seu consultório onde pagavam a consulta. Além do mais, o Sr Dr Vasco de Campos era sócio da Sociedade e pagava sempre as suas cotas. O Sr. Dr. Vasco de Campos foi sempre avesso a homenagens públicas , nunca aceitou nenhuma e tantas lhe quiseram prestar. Mas não podíamos deixar de o lembrar e de afirmar publicamente a nossa gratidão.

Obrigado Sr. Dr. Vasco, a homenagem simples, mas sentida dos Pomarenses aqui fica gravada nesta lápide.

_____________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

"Tagged" como: , ,

Comentários não disponíveis.