Esquilo vermelho

Por • 4 Set , 2009 • Categoria: DESTAQUE, Fauna da região

O esquilo vermelho (Sciurus vulgaris) é uma espécie de esquilo pertencente ao género Sciurus. É um roedor omnívoro que habita as árvores e que apesar de se ter extinto no nosso território no século XVI, é hoje muito comum na nossa região.

______________________________________________________________

O esquilo vermelho tem um comprimento de 19 a 23 cm ,excluindo a cauda que tem um tamanho quase igual, para o ajudar a manter o equilíbrio quando salta nas árvores. Possui garras aguçadas que permitem a movimentação rápida pelas árvores. O peso varia entre 250 e 340 g. Os machos e as fêmeas têm o mesmo tamanho.

_______________________________________________________________

A cor da pelagem varia do preto ao vermelho dependendo da estação e da sua localização geográfica. O ventre é sempre branco-creme. O esquilo vermelho muda o pêlo duas vezes por ano, ficando com uma pelagem mais espessa e escura e adquirindo tufos de pêlo nas orelhas entre Agosto e Novembro.

O acasalamento pode ocorrer durante Fevereiro e Março, e no Verão, entre Junho e Julho. Faz o ninho nas junções dos ramos das coníferas formando ninhos em forma de cúpula com cerca de 25 a 30 cm de diâmetro, forrado com musgo, folhas, ervas e casca de árvore. Também utilizam cavidades em árvores. Uma fêmea pode originar uma a duas ninhadas por ano e cada ninhada tem normalmente três ou quatro crias podendo ter até seis. A gestação dura 38 a 39 dias e os jovens esquilos conseguem comer alimentos sólidos após 40 dias, podendo então abandonar o ninho e encontrar comida pelos seus próprios meios.

_______________________________________________________________

O esquilo vermelho alimenta-se de sementes de árvores,como as sementes que retiram das pinhas, e de determinados cogumelos, ovos de pássaros,frutos, bagas e rebentos de plantas.
Os predadores deste roedor são, principalmente, as aves de rapina, gatos bravos, raposas, cães e gatos domésticos sendo também bastante frequente a morte nas estradas por atropelamento.

"Tagged" como: , , ,

Comentários não disponíveis.